Hoje em dia é exigido às empresas um contínuo processo de inovação e de reestruturação das suas operações para que lhes seja possível responder aos requisitos da concorrência nacional mas também, cada vez mais, da internacional. As empresas têm agora de encontrar novas formas para desenvolver vantagens competitivas que passam por procurar e adquirir novas competências, recursos e capacidades.
As tradicionais teorias da internacionalização focam principalmente as grandes empresas multinacionais e são menos pertinentes relativamente às pequenas empresas. No entanto, o desenvolvimento do mundo dos negócios tem vindo a romper todas as fronteiras, sendo a crescente internacionalização das empresas um dado adquirido independentemente da sua dimensão, setor de atividade ou área geográfica de origem.
É amplamente reconhecido que as organizações sofreram uma grande evolução nos níveis social, económico e tecnológico, tendo as barreiras tradicionais de transferência de informação e conhecimento sido progressivamente eliminadas. A Transformação digital (DT) na prática empresarial pode permitir uma vantagem competitiva significativa. A DT também pode ser vista como uma alteração profunda e acelerada no que se refere a processos, atividades, competências e modelos, de modo a aproveitar as mudanças e oportunidades oferecidas pela inclusão de tecnologias digitais numa organização.
Dada a complexidade da questão em análise, o campo das Relações Internacionais pode contribuir para uma abordagem mais ampla e abrangente, nomeadamente através do estudo das Relações Económicas Internacionais, bem como através de uma área fundamental para os investidores: a Diplomacia Económica e Protocolo, em articulação com a atuação das associações empresariais/setoriais.
O IEcPBI é um projeto de investigação que se concentra exatamente nesse que é um dos fatores mais relevantes do sucesso das empresas: a sua internacionalização. Neste trabalho temos como objetivo apresentar um estudo focado na perspetiva do empresário e na sua perceção sobre o processo de internacionalização da sua empresa, mais especificamente, sobre os fatores que contribuíram para a entrada da empresa nos mercados externos, bem como sobre os entraves encontrados no processo.
O IEcPBI também prevê a criação de um modelo teórico que, combinado com a construção de um portal/website com informação fundamental para o processo de internacionalização das empresas portuguesas, tentará consciencializar os empresários sobre os potenciais dessa estratégia para seus negócios e orientá-los na prossecução da consolidação da economia portuguesa através do reforço da sua posição no exterior.
O período de duração do projeto é de 3 anos, e teve início em 26 de julho de 2018, com um financiamento da FCT e POCI 2020 de 198.521,35€.